Mensagem de D. Paulo Hakimian
Muito estimado Padre Antonio Francisco Lelo, pároco de nossa Comunidade Armênia Católica de São Paulo,
Muito querida Comunidade Armênia Católica de São Paulo,
A Paz e a Bênção do nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos vocês!
Estamos vivendo dias de dor e de angústia. O mundo inteiro sofre por causa da Pandemia. Sofremos pelas pessoas conhecidas e pelos entes queridos de nossa família que se encontram doentes ou mesmo que já partiram para a Casa de nosso Pai Celeste.
Mas também a Nação Armênia e todo o povo armênio no mundo estão tristes. Novamente, o Azerbaijão está em conflito com os armênios. O governo turco insiste em se intrometer e apoiar o governo islâmico do Azerbaijão. Uma situação de divisão territorial converte-se em grave questão política, resultando na morte de muitos inocentes, de ambas as partes.
Não é a primeira vez que o povo armênio passa por essa situação. Muitos de nós somos filhos ou netos daqueles que foram martirizados em 1915 por serem armênios e cristãos. Os interesses de muitas nações fazem ouvidos surdos àquele genocídio. Até hoje, mais de 105 anos passados, ainda estamos clamando por justiça.
A Armênia existe! É uma república livre e independente! Cada armênio tem a obrigação moral de apoiar a nossa querida Pátria Mãe. Podemos ajudar com a força espiritual de nossas orações, e também com a ajuda econômica, destinada aos muitos jovens que oferecem a vida para defender a nossa Nação.
Deus nunca abandonou o seu Primeiro Povo Cristão, e estamos seguros de que Ele estará sempre salvando a nossa Terra e a nossa Nação.
Sejamos Armênios e cristãos proativos, e não passivos. A nossa Terra clama por Paz e Justiça. São Paulo nos anima com suas palavras: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8,31).
Auguro uma Santa Eucaristia e um bom domingo a todos!
Dom Paulo Hakimian
Exarca Apostólico Armênio da América Latina
Stepanagerd,após os ataques do Azerbaijão