Você está visualizando atualmente São Gregório de Narek

São Gregório de Narek

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Santos

São Gregório de Narek nasceu em Andzevatsik, Armênia histórica, por volta do ano 950, em uma família de literatos, o que favoreceu sua formação cultural. Era sobrinho do irmão de Ananias Narekatsi, – “pai” do mosteiro de Narek e um dos doutores mais célebres de sua época, chamado “O Filósofo”. Entrou ainda jovem no mosteiro de Narek, também na Armênia histórica, onde havia uma célebre escola de Sagrada Escritura e de Patrística. Aí passou toda a sua vida: foi ordenado sacerdote e chegou ao cume da santidade e da experiência mística, mostrando sua sabedoria em diversos escritos teológicos.

Contam que São Gregório teve também uma visão da Virgem Maria, da qual era sumamente devoto. Essa característica da sua espiritualidade se manifesta claramente na sua “Oração 80” e no “Panegírico da Virgem”, obras nas quais se pode obter uma verdadeira teologia mariana.

Em 1003, escreveu sua obra mais famosa: “Livro de Lamentações” (também chamada de “Narek”). Composto em forma de invocações e solilóquios com Deus, que evocam o drama do itinerário espiritual, o existir neste mundo; porém, caminhando para algo que não é deste mundo. O “Narek” está composto por 95 capítulos. “Desde o mais profundo do coração, converso com Deus”; esta frase, no começo do primeiro capítulo, se repete em quase todos os outros.

Morreu em 1005, no Mosteiro de Narek, onde foi sepultado. Tanto o mosteiro como o seu sepulcro foram destruídos durante as matanças turcas de 1915-1916. Foi introduzido no calendário da Igreja Armênia na segunda quinta-feira do tempo da Assunção. Foi declarado Doutor Universal da Igreja pelo Papa Francisco no dia 12 de abril de 2015. Sua figura encontra-se em um dos vitrais das seis janelas desta Catedral