Você está visualizando atualmente Novo Bispo da Igreja Armênia Católica toma posse neste domingo em São Paulo.

Novo Bispo da Igreja Armênia Católica toma posse neste domingo em São Paulo.

Dom Paulo Léon Hakimian será responsável pelos armênios católicos da América Latina

Dom Paulo León Hakimian, novo bispo dos armênios católicos da América Latina, assume oficialmente o Exarcado Apostólico Armênio, no domingo,21, na Catedral Armênia Católica São Gregório Iluminador, AV. Tiradentes,718, Luz, em São Paulo. O novo bispo presidirá a celebração eucarística de tomada de posse às 11h. Outros bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos, fieis da Comunidade Armênia e demais dioceses amigas, familiares devem acompanhar a cerimônia.

Dom Paulo, 64, é o segundo bispo armênio para América Latina e sucede a Dom Vartan Waldir Boghossian, que liderou a igreja armênia por 37 anos e teve seu pedido de renúncia obrigatório, por causa do limite de idade, aceito pelo Papa Francisco julho deste ano. Hakimian foi ordenado Bispo no dia 29 de setembro de 2018, pelo Patriarca da Cilícia dos católicos armênios, Gregório Pedro XX, em Roma. Ele foi nomeado Bispo pelo Papa Francisco no dia 4 de julho deste ano. Seu lema é ” Amor e Misericórdia”.

Em 1981, São João Paulo II erigiu o Exarcado Apostólica Armênia para a América Latina com sede em Buenos Aires e nomeando como bispo Dom Vartan Waldir Boghossian, sacerdote salesiano brasileiro de origem armênia. Em 2015 a sede do Exarcado foi transferida para São Paulo.  A igreja Armênica Católica é uma das 15 igrejas orientais em comunhão com a Santa Sé. Possui 750 mil fiéis no mundo. Na América Latina existem 30 mil fiéis, sendo 16 mil na Eparquia da Argentina e 14 mil no Exarcado Apostólico da América Latina, com sede em São Paulo. O Brasil reúne 7 mil armênios católicos.
Biografia de Dom Paulo León Hakimian
Dom Paulo Léon Hakimian nasceu na cidade do Cairo, Egito, em 11 de novembro de 1953. Em 1967 mudou-se para Argentina com a família. Em 1976, entrou no Pontifício Seminário Armênio Levonian em Roma, onde realizou seus estudos de Patrologia e Liturgia Armênia. Na Universidade São Tomás de Aquino de Roma concluiu o bacharelado em Filosofia e Teologia com especialização em Pastoral Social. Foi ordenado sacerdote em 14 de agosto de 1981 na Catedral Armênia Católica Nossa Senhora de Narek em Buenos Aires, onde permaneceu como pároco, sendo nomeado bispo em 04 de julho de 2018. Em 1985 serviu por dois anos a Paróquia Armênia Católica de São Paulo. Durante esse tempo, acompanhou o bispo Dom Vartan em visitas às comunidades armênias na Venezuela, México, Chile e Uruguai.
Lema de Dom Paulo León Hakimian