Você está visualizando atualmente São João Batista  2º sábado da Epifania

São João Batista 2º sábado da Epifania

No tempo da Epifania, ou seja da manifestação do Senhor em nossa carne, a pessoa de João Batista como profeta nos prepara o caminho para acolher a chegada do Senhor.
João Batista foi o maior entre os profetas (Lc 7,26-28), porque pôde apontar o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1,29.36). Sua vocação profética desde o ventre materno reveste-se de acontecimentos extraordinários, repletos de alegria messiânica, que preparam o nascimento de Jesus (cf. Lc 1,14.58). João é o Precursor do Cristo pela palavra e pela vida (Mc 6,17-29). O batismo de penitência pregado por João que acompanha o anúncio dos últimos tempos é figura do Batismo segundo o Espírito (Mt 3,11).
Em cada santa missa, S. João Batista é invocado explicitamente na intercessão dos santos: “Hovhannú Mëguërdtchín”.
“Imaginando ser obstáculo à sua missão de precursor e de guia do Verbo de Deus, o maligno inflamou de iniquidade Herodíades, brindando aos convidados os prazerosos passos de dança, para que Herodes lhe cortasse a cabeça” (antífona de entrada da missa).
“João, o Batista, inclinou-se com toda reverência para adorar e servir o Verbo de Deus, ouviu então, uma extraordinária voz dizendo: este é o Cordeiro de Deus” (antífona do evangelho).