Você está visualizando atualmente EM MEMÓRIA DOS MÁRTIRES ARMÊNIOS DO GENOCÍDIO DE 1915

EM MEMÓRIA DOS MÁRTIRES ARMÊNIOS DO GENOCÍDIO DE 1915

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Eventos
EM MEMÓRIA DOS MÁRTIRES ARMÊNIOS DO GENOCÍDIO DE 1915
O Deputado Estadual Danilo Balas e o Embaixador da República da Armênia, Sr. Armen Yeganian, aos 26/04/2023, convocaram a coletividade Armênia para este ato solene e rememorativo daquela tragédia que nunca deverá ser esquecida e tampouco repetida. 35 países reconhecem os atos perpetrados pelo Império Otomano como o primeiro genocídio do século XX. A data, 23/abril/1915, marca o assassinato dos armênios intelectuais e influentes num só dia, no entanto, o extermínio se estendeu por mais três anos. Hoje vivem cerca de três milhões de armênios no país e mais quatro milhões na diáspora, resultante da fuga dos armênios daquela perseguição.
Atualmente, a Armênia luta para manter seu território, visto que recentemente 120.000 armênios tiveram que abandonar suas terras milenares de Artsakh e se refugiarem, improvisadamente, na Armênia. O Azerbaijão e a Turquia continuam suas ações para conseguirem as terras do sul do país.
A sessão solene constituiu uma voz oficial para não deixar calar a injustiça cometida contra os mártires e acordar as novas gerações para manterem vivo o direito do povo armênio protagonizar sua história com dignidade.
A Cônsul honorária, a Sra. Hilda Diruhy Burmaian, juntamente com as lideranças da comunidade fizeram ecoar a voz nunca esquecida desses acontecimentos. D. Paulo Hakimian e D. Vartan Boghossian estiveram presentes.