Rememoração do 109º Ano do Genocídio Armênio
As quatro Igrejas cristãs se reuniram em oração na Praça Armênia para rememorar este acontecimento insano, até hoje não reconhecido pelo estado turco. Estiveram presentes algumas autoridades do governo estadual e municipal que brevemente expressaram sua solidariedade à coletividade armênia.
A Praça foi recentemente saqueada, mas a família Kissagikian liderou a reforma e o monumento estava um primor. Os líderes das Igrejas tomaram a palavra conclamando todos à justiça e à unidade do Povo Armênio em vista das novas ameaças que pairam sobre a Pátria Armênia.
Transcrevemos a oração proferida por D. Vartan Boghossian: “Encontramo-nos no epicentro das Igrejas armênias de São Paulo, neste significativo centro da Praça Armênia.
Esta reunião ecumênica e patriótica se realiza no período pascal. Centralizados na Ressurreição de Cristo, evocamos a memória de nossos milhares de irmãos mártires, Mártires da fé e da pátria.
A vós, Senhor ressuscitado, dirigimos nossa adoração e nosso agradecimento pelo dom da vida que para nós conquistastes. Agradecemos a força que destes aos nossos mártires, assegurando assim a perseverança deles na fé.
Pedimos a vossa bênção para a caminhada das nossas Igrejas, na sua missão de manterem vivas a fé e a tradição e cultura armênias.
Olhai para cada um dos nós aqui presentes, para cada uma de nossas famílias, para que sejamos coerentes e fiéis ao sangue derramado pelos nossos Mártires. Amém”.