No mês de dezembro de 1981 tiveram início as atividades do Exarcado Apostólico Armênio da América Latina. Há muito tempo as Comunidades armênias católicas do Brasil, Argentina e Uruguai desejavam ter um Bispo próprio. Vários pedidos foram apresentados a Sua Beatitude, o Catolicós Patriarca que enviou dois visitadores patriarcais, S. E. Dom Cirilo Zorabian e Dom Krikor Laekian.
Finalmente no dia 3 de julho de 1981 SS. João Paulo II criou o Exarcado e nomeou primeiro Bispo Exarca Dom Vartan Waldir Boghossian que foi ordenado na catedral armênia de Buenos Aires, sede internacional do Exarcado.
Em 1989, a Argentina se tornou uma Eparquia (diocese) à parte, separando-se do restante da América Latina, mas tendo também Dom Vartan como bispo. Com a criação da nova Eparquia, o Exarcado ficou sem uma sede própria. Mas a paróquia brasileira se tornou um local de referência, embora não oficialmente. Em 22 de novembro de 2015, o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, emitiu um decreto constituindo a sede do Exarcado na capital paulista.
O Exarcado Armênio possui comunidades no México, Venezuela, Brasil, Uruguai e Chile. Estima-se que na América Latina haja 30 mil fiéis católicos armênios, sendo 16 mil na eparquia Argentina e os 14 mil restantes no Exarcado Apostólico da América Latina. Destes, 7 mil vivem no Brasil, concentrados especialmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.