Av. Tiradentes, 718 - Luz, São Paulo - SP, 01102-000
Padroeiro

São Gregório Iluminador

Santo padroeiro da Igreja Armênia. No final do terceiro século, o rei Tiridates III o capturou e o prendeu por 14 anos em um poço na planície de Ararat, onde ele sobreviveu ajudado – segundo a tradição – por uma mulher que lhe trazia um pedaço de pão todos os dias. Um dia, o rei caiu em profunda tristeza, tocando a loucura, e começou uma vida errante na floresta, sofrendo uma doença grave, diante da qual ninguém poderia se aproximar dele ou levá-lo ao palácio. Dizem que a irmã do rei teve uma visão na qual Deus revelou que apenas Gregório poderia curá-lo. Gregório foi obrigado a restaurar a razão do rei. Uma vez no tribunal, ele pregou a religião cristã e orou a Deus para curar o rei Tíridates. Quando ele curou, pediu batismo e, em 301, a Armênia se tornou o primeiro país que adotou o cristianismo como religião de estado.

São Gregório, o Iluminador, e o Rei Tirídates III são figuras transcendentes na história armênia. Graças a eles o povo armênio se fez cristão, total e definitivamente. Assim o cristianismo imprime um novo rumo à vida política, social e cultural dos armênios. Gregório, educado na Capadócia grega, Tirídates, formado em Roma e protegido do Imperador Diocleciano, darão à Armênia uma orientação clara do mundo greco- romano.

No campo social, a nova religião é força fundamental que guia a vida familiar, a educação, os costumes e a vida moral do povo; a Igreja é inseparável da vida quotidiana de seus fiéis, é sua protetora, sua dirigente, sua educadora. As virtudes cristãs da piedade e da caridade são o principal adorno da mulher e do homem armênios. É em seu país que aparecem os primeiros hospitais. A literatura e as artes são de inspiração genuinamente cristãs. Membros da família Mamikonyan, Vartan, Vahan e o sacerdote Ghevont (Leôncio) são os antecessores e símbolos de todos aqueles que, através dos séculos, lutam para assegurar à sua pátria a liberdade de viver a sua fé cristã.

De 1967 a 1970, o P. Clemente Maldjian assumiu a Missão e iniciou as obras de construção da igreja. A criação da ParóquiaArmênia Católica São Gregório Iluminador ocorreu em 13 de fevereiro de 1969.

Paróquia Armênia Católica - Densenvolvido por Webinfor Soluções em TI